Sempre ficamos em dúvida quando os artistas revelam que irão fazer projetos comemorativos de datas especiais nas suas carreiras. Normalmente os artistas tem uma tradição de comemorar “10, 20, 25, 30, 40, 50 e até 60 anos de carreira”, e cada vez mais esses projetos tornam-se especiais para todos nós que amamos a música de uma forma geral, e entre idéias, evoluções, repertórios e comemorações podemos dizer que já vimos “Quase tudo, mas o quase tudo quase sempre é quase nada”, assim já dizia o poeta Humberto Gessinger na música “Muros e Grades” em sua época de Engenheiros do Hawaii no rock nacional.
Mas nosso contexto não seria falar sobre música sertaneja aqui? Realmente não, a gente fala da “música” de uma forma geral e o que é genial sempre iremos citar, visto que hoje em dia a música trás referências de vários estilos musicais mostrando assim que só “Existem dois tipos de música, a boa e a ruim”, assim como dia Tião Carreiro.
O projeto comemorativo dos irmãos Edson e Hudson de 25 anos de carreira é o que podemos chamar de disco para se guardar na estante e considerar como um dos clássicos em todos os tempos da música sertaneja, Isso ainda numa fase em que ” A grande maioria os artistas” em épocas de situação econômica pouco favorável resolveram regravar sucessos do passado de todas as formas. Já teve artistas dizendo regravar lado A, lado B, lado C e etc, e até homenagens de discos completos como Chitãozinho e Xororó ao mestre Tom Jobim, a rainha Roberta Miranda cantando Roberto Carlos e até Cleiton e Camargo homenageando Zezé di Camargo e Luciano.
Mas aonde que Edson e Hudson destacam-se nesse “DVD Amor + Boteco” ?? Essa seria uma pergunta que vocês podem estarem se fazendo ao ler essa crônica (tenho toda a certeza do mundo disso).
A resposta disso não está no repertório escolhido que por si só já chamaria a atenção de todos nós, que faz a excelente seleção entre músicas clássicas com hinos sertanejos e artistas nos quais se agigantam conforme os anos vão passando e nos mostram a riqueza da nossa música sertaneja, explicando inclusive porque o estilo musical da bota, chapéu e histórias românticas pode hoje ser considerada a nossa MPB “realmente o sertanejo é sim a real música popular brasileira”.
O DVD Amor + Boteco já chegou se apresentando com um EP trazendo alguns clássicos como ‘Minha Estrela Perdida’, de João Paulo e Daniel, ‘Indiferença’ de Zezé di Camargo e Luciano, ‘Decida’ de Milionário e José Rico e ‘O Grande Amor da Minha Vida’ + ‘Convite de Casamento’ de Gian e Giovani dizendo para todos nós irmos esquentar nossos motores que viria muito mais por aí, já com arranjos musicais primorosos.
Eis que aí começam a chegar músicas não só da história da música sertaneja, mas também começa a chegar aos nossos ouvidos as interpretações geniais e vocais do Edson com agudos nos quais em nada agridem nossos ouvidos e saem até da linha de tangência do estilo sertanejo e pode muito bem ser colocada dentro do rock in roll e bandas célebres aliada a uma segunda voz muito bem colocada de Hudson fe demonstrando uma segunda de respeito. Mas as surpresas pararam por aí, na mistura de repertório + vozes ???
É claro que para considerarmos esse disco aquele nosso de estante ainda chegaria o que consideramos a cereja do bolo e estou de queixo caído aqui com a qualidade de arranjos musicais, os riff’s de guitarra colocados em lugares de destaque que se sobressaem na música e em nada eles alteraram a forma de cantar das músicas, mantendo e respeitando a interpretação dos ídolos originais das versões.
Os momentos mágicos do DVD Amor + Boteco podem ser destacados pelas versões das músicas ‘Vai Ser Pior Tentar Outra Vez’, gravada em 1997, e que faz parte do álbum ‘Festa Louca’, já mostrando uma abertura com uma cara de Pink Floyd, bem nostálgico e rock in roll. Na sequência, um repertório escolhido a dedo com ‘Sou Eu’, ‘Prazer Por Prazer’, ‘Loucura Demais’, ‘Chora Peito’ e ‘Poeira Ao Vento’ de Chrystian e Ralf, ‘Esta Noite Foi Maravilhosa’ de Leandro e Leonardo, ‘Dois Corações e Uma História’, ‘Cada Volta é Um Recomeço’, ‘Indiferença’ e ‘Muda de Vida’ de Zezé di Camargo e Luciano, ‘O Grande Amor da Minha Vida’(Convite de Casamento) de Gian e Giovani, ‘Alguém’ de João Paulo e Daniel e ‘Falando As Paredes’ de Chitãozinho e Xororó.
Ainda destaca-se a faixa ‘Modo Goiano’, que recebeu um coral formado por mais de sete mil pessoas e também ‘Minha Oração’. No time das canções versionadas a música ‘Perfect’, de Ed Sheeran, e foi rebatizada de ‘Perfeito’ e contou com a participação especial de Aline Jordão, mas isso não é novidade na história de Edson e Hudson e músicas como ‘Te Quero Pra Mim’ (It Matters To Me – Faith Hill), gravada originalmente em 1997 (álbum Festa Louca), se tornou uma das mais pedidas ao longo da carreira.‘Dez Corações’, uma das músicas mais apaixonadas de Edson e Hudson, de 2013, álbum Na Hora do Buteco, também fez parte do registro.
Agora tenho a certeza que as pessoas ao lerem essa crônica desse disco mágico e que realmente comemorou os 25 anos de carreira de Edson e Hudson vocês conseguem ver a importância desse projeto genial dos irmãos Cadorini, que surgiram nos circos cantando e que se chamavam ainda Pepe e Pupi ainda crianças, mas que conquistaram o Brasil com seu enorme talento e para celebrar isso fique abaixo com a playlist sequencial dessas músicas no Youtube oficial da dupla e é só deixar rolar uma atrás da outra para curtir sem perder nenhum momento desse disco “Amor + Boteco”, delicie-se agora: