Matérias

[matéria][bigposts]

Entrevistas

[entrevista][bigposts]

Blog Moda Sertanejo

[blogdarádio][twocolumns]

Dia Internacional da Música Country: Veja curiosidades incríveis sobre o gênero


Trago para vocês, leitores, algumas curiosidades da música country nesta sexta-feira, 17 de setembro, dia em que comemoramos o dia internacional do gênero

música country é uma das mais populares do mundo, principalmente nas américas do norte e sul. Sendo específico, nos Estados Unidos e Brasil o gênero domina tudo (ou pelo menos costumava dominar). O gênero surgiu na década de 1920 lá no sudeste norte-americano, mas se popularizou de verdade na década de 40 e nesses cerca de 100 anos, só evolui e constrói subgêneros.

Por mais que hoje country e sertanejo andem quase juntos no Brasil, havia muita diferença no começo. A música sertaneja surgiu no nosso país em 1929, enquanto a country music só chegou aqui por volta da década de 70, praticamente 50 anos após seu surgimento. E o country não é apenas um gênero musical, como também dita todo um modo de ser, estilo e personalidade dos seus amantes.

Pensando nisso, a coluna do Hernane esse que vos escreve resolveu trazer algumas curiosidades e fatos interessantes sobre esse gênero que está fazendo aniversário hoje.

A música country não chamava música country

Pouca gente sabe, mas o termo country music era conhecido em seus primórdios como hillbilly music. Se for traduzido par ao português, esse nome significa "música caipira", e esse foi o motivo de quererem mudá-lo. Isso porque os compositores da época achavam o termo ofensivo, até que surgiu o cantor Jimmy Rodgers, que não só trabalhou na mudança do nome como popularizou o gênero como ninguém. Como resultado, ele passou a ser reconhecido como "o pai da música country".

Nome difícil, né? Ainda bem que mudaram!

E como surgiram os rodeios?

Se tem uma coisa que nossos seguidores amam é um bom e velho rodeio, como o da Festa do Peão de Barretos, a maior da América Latina que promete voltar com tudo em 2022. O famoso esporte é antigo e também nasceu nos Estados Unidos, no final do século 19, mas tem grande influência mexicana. No começo eram disputados a doma de animais, ou seja, aqueles que eram mais domados.

Essas disputas eram realizadas em festas e a partir daí as grandes festas de rodeio começaram a ser produzidas. As domas deram lugar à montarias e provas de três tambores, além de várias outras, sendo a principal delas a montarias em touros, que consiste em coroar o peão que mais permanece em cima de um touro furioso, mas com o piso de pelo menos 8 segundos.

Infelizmente a prática, que é muito respeitada, faz muitas vítimas acidentais.

A música country transcendeu para a moda

É inegável que a maioria dos cantores countries e sertanejos principalmente raiz tem um estilo de vestimenta muito característico e único. Assim como a música e os rodeios, a moda country também surgiu nos Estados Unidos, dessa vez no Texas, um dos maiores representantes da cultura no mundo. E o que hoje é tratado como moda, lá atrás tinha um grande propósito: proteção e necessidade.

Isso porque as roupas de couro e jeans na sua maioria tinham a necessidade de serem resistentes para a realização dos serviços cotidianos rurais, assim como as botas/botinas também serviam mais para o dia a dia. O lenço tampava metade do rosto para proteger dos grãos de areia muito característicos do clima seco dos desertos texanos, enquanto o chapéu era responsável por proteger do sol escaldante.

O estilo pegou e virou a marca registrada dos sertanejos, inclusive dos brasileiros. A maioria dos cantores e duplas sertanejas se vestiam assim até o surgimento do sertanejo universitário, que revolucionou não só a música nacional como o modo dos principais artistas do país se vestem nos palcos.

O estilo country se popularizou no cinema

Quando eu falo que a música country roda o mundo nos mais diferentes segmentos possíveis, eu não estou brincando. A cultura country também dominou os cinemas com os filmes de faroeste, mas as realidades não eram bem aquelas retratadas nas produções, já que a maioria dos filmes consiste em muitos duelos com armas de fogo.

O que acontece é que isso raramente acontecia na região do Texas a mais representada nos filmes de faroeste. Para se ter uma ideia, o recorde de batalhas foi no ano de 1878, com 36 desafios que resultaram num total de 50 mortes. Ainda falando de cinema, quem popularizou o tipo de filmes de faroeste foi o cineasta italiano Sergio Leone, uma surpresa pois seu país não experimentava de fato a cultura.

A música country está em todo lugar

Pode parecer que não, mas a música country é um dos principais estilos do mundo e se perpetua por gerações como uma das principais em solos brasileiros e estadunidenses. O gênero está em todo lugar, em todos os tipos de pessoas e influenciando todo tipo de culturas possíveis. Para comemorar, me conta qual é a sua música favorita do gênero, vou amar saber!

E feliz Dia Internacional da Música Country a todos os que fazem parte dessa história!


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

[Resenhamusical][twocolumns]